BOTULÍNICA
Toxina
A aplicação da toxina botulínica tipo A para atenuar rugas faciais é o procedimento mais realizado
no mundo. Estamos falando de uma substância produzida a partir da bactéria anaeróbia chamada Clostridium botulinum, que atua sobre o sistema nervoso periférico, bloqueando a
transmissão neuromuscular.
No tratamento das marcas de expressão e das rugas dinâmicas, utilizamos a toxina em pequenas doses em pontos específicos da face, promovendo um relaxamento muscular seletivo e, como consequência, proporcionando o rejuvenescimento das áreas tratadas.
Não há idade ideal para começar a se submeter ao tratamento, o essencial é haver bom senso, tanto da medica quanto da paciente. No geral, indicamos que a aplicação seja realizada antes que as rugas estáticas apareçam, por volta dos 25 anos, o que impede a formação precoce dos sinais do tempo.
A duração da toxina é de 3 a 6 meses. O resultado inicia-se por volta do terceiro dia após as aplicações, com o enfraquecimento do músculo. Somente após a segunda semana, depois das aplicações, é que o aspecto final do procedimento pode ser observado. As novas aplicações devem respeitar o período mínimo de 4 meses.
INDICAÇÕES
Além da prevenção e combate às rugas, a toxina botulínica pode ser indicada para o tratamento
de diversas condições clínicas relacionadas à hiperatividade de músculos e glândulas, e alívio de
algumas dores crônicas.
Em pacientes com suor excessivo (hiperidrose), o botox pode ser aplicado com a finalidade de bloquear as terminações nervosas responsáveis pela liberação de substâncias que estimulam o suor.
O tratamento é realizado por meio de pequenas aplicações da substância na região tratada. Geralmente, as áreas do corpo mais atingidas pelo excesso de suor são axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha, mas pode acontecer em outras partes também.
Segundo um estudo realizado no Centro Hospitalar de Cirurgia Plástica de Lisboa, em Portugal, o tratamento da hiperidrose com injeções intradérmicas de toxina botulínica tipo A mostrou-se uma
opção bastante eficaz, segura, pouco invasiva e com alto grau de satisfação.
Por fim, o uso da toxina botulínica no tratamento de bruxismo tem a finalidade de aliviar a dor relacionada a movimentos excessivos e repetitivos de ranger e apertar os dentes. A aplicação da substância na musculatura da face (mais precisamente na região do músculo masseter e temporal anterior) interrompe a comunicação entre o músculo e o nervo, reduzindo a capacidade de contração.