MICROAGULHAMENTO
(IPCA)
O microagulhamento, também conhecido por Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), é um procedimento dermatológico que utiliza um equipamento composto de diversas pequenas agulhas esterilizadas, para realizar microperfurações na pele.
O procedimento leva os fibroblastos a produzirem mais colágeno, além de aumentar a vasodilatação local. Com isso, há uma melhora geral da qualidade cutânea e uma maior absorção de ativos que são depositados diretamente na pele – por meio da técnica Drug Delivery.
O IPCA pode ser feito em qualquer lugar do corpo ou rosto, inclusive no couro cabeludo, para estímulo
da circulação sanguínea da região. Entre suas indicações de tratamento, podemos citar:
-
Cicatrizes e estrias;
-
Manchas, melanoses e melasma;
-
Poros dilatados;
-
Rugas e linhas de expressão;
-
Flacidez de pele;
-
Alopecia e queda de cabelo.
O procedimento é seguro em pele morena/negra, o que faz essa técnica ser preferida nesses pacientes, em relação ao laser, devido ao menor risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas escuras).
Para a realização do tratamento, é usado um aparelho individual e não reutilizável. Antes da realização das perfurações, aplica-se um anestésico sobre a pele.
A pele fica vermelha por até 24 horas, após o procedimento. Casquinhas se formam e elas devem sair naturalmente – em hipótese alguma podem ser removidas pelo paciente.
O número de sessões depende de cada caso. Normalmente, um novo procedimento é feito a cada 6 a 8 semanas. O paciente não precisa se afastar das suas atividades diárias para realizar o tratamento.