ESTRIAS
estrias
As estrias são cicatrizes lineares que surgem em decorrência da destruição de fibras elásticas e colágenas em áreas de estiramento da pele. Elas começam como uma inflamação e nesse estágio são vermelhas ou arroxeadas. Após cicatrizarem, as estrias se transformam em linhas brancas.
As causas ainda não estão bem esclarecidas, mas alguns estudos sugerem que os hormônios diminuem a resistência do colágeno em pessoas geneticamente predispostas ao problema. Além disso, há outros fatores que contribuem para o surgimento do quadro, como o crescimento acelerado na adolescência, o uso excessivo de corticoides, ganho ou perda de peso rápidos e a gravidez.
COMO TRATAR
As estrias recentes são mais fáceis de tratar, pois o tecido não foi totalmente prejudicado. Já as marcas brancas, mais antigas, demandam tratamentos mais profundos. Uma vez formadas, essas cicatrizes não desaparecem completamente, mas com alguns procedimentos é possível deixá-las quase imperceptíveis.
As terapias mais eficazes são baseadas na renovação da pele e no aumento da produção de colágeno, como a radiofrequência microagulhada, os lasers fracionados ablativos, peelings e a MMP®.