PREENCHIMENTO COM
Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é uma espécie de açúcar presente em quantidades significativas em nosso organismo, principalmente nas cartilagens, ossos, articulações e cutis. Na pele, ele é responsável pelo preenchimento do espaço entre as células e é capaz de absorver o equivalente a mil vezes seu próprio peso em água.
O problema, no entanto, é que, com o passar dos anos e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico regride de modo gradual, e o organismo diminui a capacidade de reposição da substância. Tudo isso leva à perda da firmeza, brilho e da textura da pele.
Um dos procedimentos mais realizados para rejuvenescimento é o preenchimento com ácido hialurônico, substância que confere volume, sustentação, hidratação e elasticidade à pele.
Este é um tratamento pontual, indicado para reposição de volume onde for necessário, para sustentação do rosto, e preenchimento de rugas estáticas e sulcos, como o bigode chinês, por exemplo. A técnica também é amplamente utilizada para harmonizar certas características faciais, como o formato do nariz, lábios, queixo, contorno mandibular, maçãs do rosto, entre outras.
Atualmente, existem várias opções de gel preenchedores a base de ácido hialurônico, com reologias e densidades diferentes, voltados para tratar cada área com o máximo de naturalidade.
No entanto, é importante lembrar que o procedimento exige não apenas senso estético do profissional para trabalhar cada paciente de maneira individual, mas também um conhecimento profundo da anatomia facial, para minimizar os riscos de complicações e resultados inesperados.
O tempo médio de duração do preenchimento é de 12-18 meses e varia individualmente, de acordo com a área tratada, volume, tipo de produto injetado, hábitos (fumo, exposição ao sol, alimentação etc.) e cuidados com a pele. O preenchimento é contraindicado nos seguintes casos: infecção ativa de pele e gestação.
Outras formas de uso do ácido hialurônico
Embora o preenchimento com ácido hialurônico talvez seja ainda um dos procedimentos
mais conhecidos pela maioria das pessoas, existem outras maneiras de “abastecer” o
organismo com a substância:
Skinbooster: também conhecido como hidratação injetável, trata-se de uma hidratação de dentro para fora, com produtos à base de ácido hialurônico. São diferentes do ácido hialurônico presente nos preenchedores (possuem menor concentração de ácido hialurônico), uma vez que os skinboosters não aumentam o volume e nem preenchem sulcos. O tratamento tem como objetivo favorecer a qualidade global da pele, melhorando textura e rugas finas. É possível realizar o procedimento em toda a face (inclusive na pálpebras), pescoço e colo.
Creme: O ácido hialurônico está presente em inúmeras formulações de cremes com efeito anti-idade disponíveis no mercado. O ácido, por reter grande quantidade de água, é capaz de promover grande hidratação local e, por consequência, conferir à pele uma aparência mais firme e lisa.